“Meus versos nascem como quem dá luz a um único filho, em gestações que podem durar uma vida ou segundos...” (Chris Amag)



sexta-feira, 8 de junho de 2018

O poder da cancela



Existem pessoas que possuem, durante um período da vida, “o poder do controle” e talvez por estarem sempre  no papel de quem serve, quando têm oportunidade, aproveitam esse  minuto de poder sobre as pessoas.

É assim que pude presenciar hoje aquela cancela fechando o nosso caminho, quando havia apenas um carro para passar para o outro lado e ainda ouvia-se bem de longe o apito do trem avisando a sua passagem...

De repente, passou por nós um caminhão a toda velocidade, jogando-se para a esquerda e para a direita driblando aquela cancela que não  fechava os dois lados.

Então, pensei que aquele homem até poderia, naquele momento, ter o poder de autorizar quem poderia passar, mas um poder cancelado em si mesmo, pois um dos veículos aproveitou um espaço aberto e não pensou duas vezes para atravessar a linha, e nós resolvemos  retornar e fazer outro caminho, mais longo, mas não tão demorado quanto seria esperar naquele lugar.

O poder das atitudes está em deixar o caminho aberto enquanto exista segurança, pois quando escutamos o sinal de alerta, obedecer já é consequência, respeitar é valorizar quem nos alerta e quem tem o poder da cancela deve ouvir e enxergar qual o melhor momento para abrir e fechar o caminho que nos ajuda a chegar do outro lado.

A cancela tem o poder de reter ou liberar, mas quando existem outros caminhos, outras opções, não nos importamos em sair daquele lugar e esperar um pouco mais para chegar ao destino.

Será que é assim que devemos viver? Observando qual o melhor caminho, sem medo de retornar quando a vida nos para?

Retornar não significa retroceder, podemos fazer novas escolhas que nos levarão para o  outro lado, sem ter de parar e esperar a vida passar.


Nesse novo caminho, mais longo, teremos mais tempo para observar cada paisagem, cada oportunidade para diálogos abertos, ver o movimento, repensar sobre a direção que damos para a nossa vida, lembrando que com cancela ou sem cancela, do outro lado sempre encontraremos algo de bom, pois a vida cristã faz isso conosco, nos dá o poder de ir e vir, sem medo.

Texto de Maria Cristina Lima

...



Nenhum comentário: